Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Meu pet é um filhote!

Como escolher um filhote

Um filhote de qualquer espécie precisa de muita atenção e paciência, além de amor, cuidados especiais e educação. A primeira coisa em que se deve pensar quando se decide ter um pet é qual a espécie mais apropriada para você. Seu pet pode ser um cão; um gato; um roedor, como um hamster, uma chinchila ou um coelho; uma ave; um réptil ou até mesmo um ferret. Essa decisão deve ser tomada baseada em alguns fatores como afinidade pela espécie escolhida, espaço disponível para a criação e tempo livre para se divertir com seu amigo. Hoje em dia existem criadouros legalizados pelo Ibama e assim você pode criar um pet diferente sem estar cometendo um crime. É importante lembrar que retirar animais da natureza é um crime sujeito a prisão e multa de acordo com o Art. 29 de lei nº 9.605/98.

Ao comprar um cão, gato ou outro mamífero filhote deve-se observar se estes já passaram da fase de desmame, ou seja, não se alimentam mais do leite materno. Outros animais como aves e répteis devem ser comprados somente quando conseguem se alimentar sozinhos. As aves já devem ser capazes de controlar a própria temperatura. Os ferrets são vendidos já vacinados e castrados.

Dependo da espécie e dos cuidados recebidos, seu pet pode viver muitos anos. Um cão pode atingir 17 anos ou mais, de acordo com sua raça e porte. Eu já atendi um poodle com 22 anos! Raças maiores vivem menos do que as raças menores. Calopsitas, chinchilas e gatinhos podem viver até 20 anos. Coelhos podem chegar aos 10 anos. Ferrets vivem de 6 a 8 anos, mas podem chegar aos 10 anos também. Hamsters vivem de 2 a 3 anos. Iguanas chegam aos 15 anos. Porquinhos da Índia vivem em média 6 anos e os papagaios podem chegar aos 40 anos.

O espaço que o seu bichinho terá para viver é muito importante. Se você não dispõe de uma área adequada para um animal grande, deve escolher uma espécie menor, para que seu pet não fique estressado. Os hábitos da espécie e/ou raça também devem ser analisados com cuidado para que você possa estabelecer uma rotina compatível com as necessidades do seu pet.

Um Médico Veterinário deverá ser consultado para que a saúde do seu animal fique sempre em dia. É durante a consulta que ele pode observar se existe algum sinal de doença que poderá comprometer a saúde e desenvolvimento do seu pet.

Os cuidados que envolvem a criação de um filhote são muitos e variam de acordo com a espécie selecionada. Depois de escolher a espécie e/ou a raça do seu pet, vamos ver o ambiente adequado para cada um na parte II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário