Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de julho de 2010

Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos

A doença do trato urinário inferior dos felinos (DTUIF), é uma doença bastante comum em gatos, principalmente machos.

A DTUIF possui algumas manifestações clínicas características como sangue na urina (hematúria), dificuldade para urinar (disúria), aumento da frequência com que o animal urina (polaciúria) e micção fora do local adequado (fora da caixinha de areia).

O animal pode ficar obstruído, e com isso não consegue urinar, pois ocorre um acumulo de material na uretra, interrompendo a passagem da urina.

Nos machos com obstrução do trato urinário os sinais dependem do tempo em que a obstrução está presente. Nas primeiras 6h a 24h a maioria dos gatos fará tentativas frequentes de urinar, andam de um lado para o outro, miam, escondem-se e lambem a genitália demonstrando ansiedade.

A obstrução pode ser causada por cálculos presentes na uretra ou pela formação de um tampão mucoso decorrente de uma cistite.

Caso isso ocorra o animal deve ser levado imediatamente ao médico veterinário para que a obstrução seja resolvida e ele volte a urinar normalmente. A retenção da urina pode ter consequências graves para a saúde do seu animal.

Alguns casos apresentam formações de cálculos na bexiga e na uretra.

As causas mais comuns para a formação de cálculos são fatores ambientais (animais domiciliados), sedentarismo, obesidade e dieta.

Exames de sangue, urina e ultrassonografia são indicados nesses casos. Muitas vezes a coleta de urina é feita através de cistocentese, ou seja, uma agulha é introduzida na barriga do animal e a urina é colhida diretamente da bexiga para evitar contaminação por bactérias do ambiente.

Para evitar esse tipo de problema com seu Pet você deve oferecer sempre água fresca, ração de boa qualidade, o animal deve viver em um ambiente tranquilo sem muito estresse.

Se seu felino apresentar sinais de mudança de comportamento e começar a urinar fora da caixinha preste bastante atenção e leve-o ao veterinário.

Observe sempre a caixinha de areia para ver se a urina não tem sangue.

Somente o médico veterinário poderá tratar o seu animal com segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário