Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Gestação


Para garantir uma gestação saudável é importante que tanto a fêmea quanto o macho escolhidos estejam com as vacinas em dia e vermifugados. Ambos devem estar livres de doenças sexualmente transmissíveis. Evite cruzar animais parentes e observe se o tamanho deles é compatível (evite machos muito maiores que as fêmeas).


A gestação de cadelas e gatas é de aproximadamente 58 a 63 dias. Nas primeiras semanas quase não é possível observar diferenças no tamanho da futura mamãe, porém algumas alterações de comportamento podem ocorrer. Após quatro semanas o aumento de volume no abdômen já é bastante evidente e ao final da gestação pode-se observar a secreção de leite pelas mamas.


A cadela deve se alimentar de ração para filhotes a partir da quarta semana de gestação até o fim da amamentação.


Os fetos crescem mais a partir da quarta semana. Nos primeiros trinta dias são bem pequenos, se mexem bastante e já é possível observar seus batimentos cardíacos através do exame de ultrassonografia. A partir de 45 dias de gestação os ossos fetais estão visíveis ao exame de raio X. Pode-se observar ao exame de ultrassonografia, conforme os fetos vão se desenvolvendo, as estruturas abdominais como fígado, estômago, rins e alças intestinais, além de outras estruturas como pulmões, coração olhos e crânio.


O acompanhamento por um Médico Veterinário deve ser feito durante toda a gestação, e é recomendável um exame de ultrassonografia aos trinta dias para confirmar a gestação e um no final, aos cinquenta dias para avaliação mais completa.


O parto costuma ser tranquilo e dificilmente precisa de intervenção humana. Caso a gestação ultrapasse 63 dias, um acompanhamento deve ser realizado para evitar que os fetos entrem em sofrimento. Em alguns casos é necessário uma intervenção cirúrgica (cesariana) que deve ser feita em uma Clínica Veterinária da sua confiança.


Na maioria das vezes um dia antes do parto a cadela ou gata, para de se alimentar e escolhe um cantinho da casa ou do quintal de sua preferência (que ela considera seguro) para parir. Observe se esse local é livre de insetos, sem trânsito de pessoas e corrente de ar. No momento do parto ela come a placenta que envolve o bebê, corta o cordão umbilical e lambe o tórax e as narinas do filhotes para estimular a respiração e retirar o excesso de líquido das vias aéreas.


Se ela não fizer, você deve fazer com as mãos, tirando a placenta e desobstruindo as narinas, pegue o filhote com as duas mãos e incline a cabeça para baixo, com cuidado, principalmente com o pescoço, para que a cabeça não fique pendurada, para que o líquido saia pelas narinas. Outra opção é massagear o tórax do filhote com uma fraldinha limpa, simulando a lambedura da mãe e espere que ele chore. Depois coloque para mamar. Tire todas as suas dúvidas durante a última consulta com o Veterinário para que não aconteça nenhuma surpresa. Se você nunca fez esses procedimentos tome muito cuidado para não colocar em risco a vida dos filhotes e se não se sentir seguro chame um Veterinário.


Se o intervalo entre os filhotes no momento do parto ultrapassar duas horas ligue para seu Veterinário para que receba as informações necessárias de como proceder.


Depois é só deixar os filhotes com a mãe para que ela amamente e cuide deles. Eles são muito frágeis e possuem o sistema imunológico baixo, portanto precisam ingerir bastante colostro. Cuide para que eles fiquem sempre bem quentinhos (em contato com a mãe ou artificialmente) para que não sofram alterações bruscas de temperatura.


Evite forrar o local com jornal. Escolha sempre panos limpos. Não dê banho nos filhotes e evite excesso de limpeza para que a mamãe sinta o cheiro dos filhotes e os reconheça. Troque os panos depois do parto por panos limpos e ofereça bastante água fresca para ela.


Os filhotes devem se alimentar somente com leite materno.


Depois de 40 dias começa a ocorrer o desmame. Nessa época os filhotes devem ir ao veterinário para serem vermifugados e depois vacinados. Eles irão começar a se alimentar de ração e estão bem brincalhões!


Ficou alguma dúvida?

Escreva para o Mundinho Pet! mundinhopet@gmail.com




Um comentário: